O Instituto de Terras do Acre – ITERACRE atua com a seguinte estrutura organizacional básica:
- PresidênciaGabinete;Divisão de Assessoria da Presidência;Divisão de Assistência da Presidência;Controle Interno
- Diretoria Executiva, Administrativa e Financeira
- Departamento Administrativo:
- Divisão de Gestão de Pessoas;
- Divisão de Contabilidade e Finanças;
- Divisão de Compras;
- Departamento Administrativo:
4) Divisão de Patrimônio e Almoxarifado;
- Divisão de Transporte;
- Divisão de Modernização e TI;
- Divisão de Protocolo.
- Departamento de Planejamento
- Divisão de Orçamento e Captação de Recursos
- Divisão de Projetos e Convênios
- Departamento de Planejamento
- Diretoria Executiva Jurídica
- Divisão de Assessoria Jurídica
- Diretoria Executiva Técnica
- Departamento Técnico;
- Divisão de Cadastro e Documentação Fundiária;
- Divisão de Vistoria e Fiscalização;
- Divisão de Geoinformação;
- Divisão de Demarcação de Terras;
- Divisão de Regularização Fundiária Urbana;
- Divisão de Regularização Fundiária Rural;
- Divisão de Emissão de Títulos;
- Departamento Técnico;
- Diretoria Executiva do JuruáDivisão de Cruzeiro do SulDivisão de Tarauacá
- Diretoria Executiva Fundiária
Para alcançar seus objetivos de regularização fundiária e gestão de conflitos fundiários no Estado do Acre, o Instituto vem desenvolvendo ações dos projetos especiais da operação de crédito: PDSA – Fase II / BID, operação de crédito: REM – FASE II / KFW, convênio com Ministério de Desenvolvimento Agrário – MDA “Programa Terra Legal”, convênios de regularização fundiária urbana e estabelecendo Termos de Cooperação Técnicas para regularização fundiárias nos municípios de Porto Acre, Senador Guiomard, Xapuri, Brasiléia, Assis Brasil, Epitaciolândia, Mâncio Lima, Santa Rosa do Purus, e parcerias institucionais com Secretaria de Estado de Meio Ambiente e Instituto de Colonização e Reforma Agrária – INCRA. Estas parceiras são fundamentais para o desempenho das atribuições do Instituto.